Conheça a trajetória do bairro que mudou a história de Guarulhos
Buscar
Amanda, Roseli e Vitor
11 de nov. de 20181 min de leitura
História do CECAP
Atualizado: 27 de nov. de 2018
O Parque Cecap foi o primeiro bairro projetado na cidade de Guarulhos-SP, onde fica localizado o Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos, o Hospital Geral de Guarulhos e a Estação Guarulhos–Cecap da Linha 13 da CPTM.
O Parque Cecap foi construído em 1968 pela antiga Caixa Estadual de Casas para o Povo, projeto feito por três arquitetos paulistas: Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado. O bairro que teve início em um local periférico, atualmente se adapta a modernidade e ao crescimento.
Marco importante na arquitetura brasileira e na política pública habitacional, denominado inicialmente como Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, demonstra preocupação e eficiência em relação à qualidade de vida dos moradores. Valorizando os espaços coletivos, o meio ambiente e os equipamentos públicos necessários ao cotidiano.
O objetivo não era só fazer apartamentos, mas unidades de convivência que promovessem o contato entre as pessoas. Moradores relatam que devido às dificuldades encontradas no início, todos se uniram pela necessidade e pela vontade de melhorar o local que residiam.
O Conjunto Habitacional tinha problemas típicos de uma cidade que avança sem planejamento estatal e urbano. O CECAP lembrava uma ilha urbana subdesenvolvida no meio de uma região periférica sem a estrutura necessária.
Passou por diversas modificações que refletem as transformações da sociedade.
A história do Cecap também é contada sob o olhar dos moradores, com diversas perspectivas, mostrando que a coletividade é importante, mas a individualidade também. Por meio de experiências individuais é possível captar a essência da memória e ligação com o bairro.
Comments